sábado, 11 de setembro de 2010

Proposta de Atividade Para o Módulo de Dança

RELATÓRIO
Título: Espaço e Movimento.
Público alvo: Crianças de 6 anos aproximadamente.
Disciplinas envolvidas: Artes, Geografia, Ciências e Português.
Tempo estimado: 110 minutos ( duas aulas).
Música: No Passo do Elefantinho.
Objetivos:- Expressar-se corporalmente transmitindo uma idéia;
- Adquirir noções espaciais;
- Respeitar o espaço e os limites dos colegas;
- Expressar-se verbalmente relatando experiências e dificuldades ao realizar uma atividade;
- Conhecer características de determinados animais como formas corporais e de movimentação.
Justificativa: Cada ser humano possui características próprias de personalidade, formas diversas de conduzir suas vidas, jeitos diferentes de resolver problemas e maneiras peculiares de se movimentarem. Na maioria das vezes, esse jeito de cada um dificulta o respeito às diferenças e dificuldades do outro. . Em sala de aula, com crianças de seis anos, aproximadamente, essas dificuldades se acentuam.
Essa atividade, realizada em alguns momentos em duplas, propõe experimentações que visam estimular a compreensão e o respeito pelo diferente, a possibilidade de trabalhar em grupo, a observação e utilização adequada do espaço à sua volta, bem como a elaboração dos movimentos com objetivos definidos.
Desenvolvimento: A atividade será iniciada por uma roda de conversa onde serão levantadas as seguintes questões: Podemos ocupar um espaço ao mesmo tempo que outro colega? O que acontecerá se não respeitarmos essa regra? O que podemos fazer para resolver esse problema? Nós nos movimentamos todos da mesma forma?
A seguir, proporei que andemos pela sala, com carteiras e procuremos andar pelo espaço sem esbarrar nos colegas nem nas mesas e carteiras. Irei propondo situações como: caminhar olhando sempre para algum colega, tocar algum colega levemente fazendo uma saudação, caminhar arrastando os pés pelo chão, caminhar de braços dados com alguém, com a mão no ombro de outro, etc.
Depois dessa atividade, passaremos para um espaço sem mesas e carteiras e pedirei que formem duplas e que escolham algum animal que eles conhecem bem e que elaborem um jeito de andar sempre em dupla, representando-o. Chamarei a atenção para que não se esqueçam de como é o corpo desse animal, como ele se movimenta, como sacode a cabeça, se tem focinho curto ou comprido, se tem tromba, como ficam suas pernas ao andar, etc.
Depois de um tempo de experimentações, proporei uma festa entre os animais onde cada animal (dupla de alunos) deverá elaborar uma sequência de movimentos relacionados com a forma de cada um se movimentar. Depois de um tempo, entrará a música “No Passo do Elefantinho” para que eles estabeleçam melhor o ritmo de cada um.
Ao final faremos a apresentação com todos os animais juntos.
Avaliação: A avaliação do processo será feita por todos em uma roda de conversa coordenada pela professora, onde os alunos terão oportunidade de avaliar as dificuldades encontradas, o que achou mais interessante, como foi trabalhar em dupla, se é mais fácil trabalhar em dupla ou sozinho, se é melhor dançar com música ou sem música, etc.
Esta avaliação não visa mensurar o desenvolvimento do aluno, mas sim desenvolver habilidades positivas na convivência coletiva em sala de aula.






Marilene Lopes de Araujo- Aluna do Curso de Especialização em Linguagens da Arte
Centro Universitário Maria Antônia- Universidade de São Paulo









DANÇA

Aluna: Marilene Lopes de Araujo
Professora: Inês Bogéa
Módulo de Dança
Curso de Especialização em Linguagens da Arte
Centro Universitário Maria Antônia
Universidade de São Paulo

Nenhum comentário:

Postar um comentário