terça-feira, 22 de junho de 2010

Eugênio Barba um importante nome para o Teatro Contemporâneo

Hoje nas artes Cênicas muito se fala sobre Grupo, Coletividade, Processo Criativo e Colaborativo. Acredito que Eugênio Barba influenciou e muito esta caminhada reflexiva para esta classe.
Barba foi fortemente influenciado pelas práticas teatrais dos anos 60/70, ele tentou por meio de mudanças teóricas e práticas, estabelecer uma ordem definida pela prática de intercâmbio inter grupos, com o fim de fortalecer a comunidade teatral. "O Ator enfrentaria a busca de sua própria identidade, que se manifestaria por meio do exercício de seu oficio."
Por meio deste princípio inicia-se um novo campo de pesquisa: o estudo do comportamento expressivo do ser humano em situação de representação organizada, e a busca de elementos compartilhados entre diversas referencias culturais, SURGE O TERCEIRO TEATRO.
O Terceiro Teatro que buscaria estabelecer um espaço próprio, que seria propício ao grupo independente, e estaria fundamentado no respeito das diferenças.
Essa formação seria uma minoria de gente jovem que procurava uma identidade e um modo próprio de expressar. Esse modelo de teatro é reconhecido pela valorização da noção de coletividade que os situa em uma zona periférica do próprio ambiente artístico.
Essa nova modalidade do fazer teatral buscaria não só novas formas organizativas, e novos modelos espetaculares, mas também uma nova compreensão do lugar do teatro.
A proposta de Eugênio Barba para um Teatro de Grupo, é matriz para ruptura do teatro comercial. As ideias de Barba abriram novos caminhos técnicos e expressivos para o grupos teatrais da América latina.

Luiz Ventania

Nenhum comentário:

Postar um comentário